quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cantinho para relaxar

Achei essa foto na net e resolvi postar aqui no blog, pra mostrar que, com uma espreguiçadeira e muitas almofadas, podemos transformar um cantinho esquecido de nossa casa, num lugarzinho gostoso para relaxar.
A espreguiçadeira, também pode ser substituída por uma rede, e aí mãos a obra, que o corpo e a mente agradecem!!!!!!!!!!

Chakras

Em nosso corpo existem milhares de pontos energéticos chamados chakras , sete deles são os mais desenvolvidos e são conhecidos como chakras principais ou grandes chakras. estes pontos são vórtices espiralados que permitem a troca e o remanejamento de energia entre os corpos sutis e o físico segundo sua localização.

São formados por três espirais de energia interligadas que giram em sentido horário e que intensificam-se na medida em que a pessoa se desenvolve interiormente.

Os chakras estão ligados entre si e sua energia é transmitida por todo o corpo através dos meridianos ou dutos energéticos, que formam uma malha magnética por todo o corpo. A deficiência ou o sobrecarregamento, são as principais consequências do desequilíbrio destes centros energéticos.

Quando um chakra está enfraquecido, outro chakra tenta suprir a deficiência, podendo sobrecarregar-se, aumentando ainda mais a desarmonia. Se a causa do enfraquecimento de um dos chakras não é curada, acaba por enfraquecer todos os outros causando várias doenças físicas. A perda constante de energia pelos chakras pode levar até mesmo a estados crônicos de desvitalização, pois são essenciais para alimentação energética dos corpos físico e sutil.

A cada chakra corresponde uma cor, um mantra, uma nota musical e um centro energético que exerce influência sobre um ou mais órgãos do corpo humano, e principalmente sobre as glândulas.

A maior parte, senão todas, as técnicas de Terapias Alternativas trabalham sobre estes vórtices, restaurando a vitalidade e o bom funcionamento dos chakras.


Todo bom profissional tem que ter Ética

A ética é um conjunto de normas de comportamento aceitável mediante as quais uma pessoa realiza o seu trabalho com profissionalismo, tanto em benefício da sua reputação como dados seus pacientes / clientes. Sem ética não é possível ser um verdadeiro profissional e como bom profissional de massagem deverá seguir as seguintes normas:

.
1. Tratar todos os pacientes / clientes com a mesma simpatia, cortesia e dedicação.
.
2. Proporcionar a todos os pacientes / clientes um serviço de máxima qualidade.
.
3. Manter o sigilo de informação relativa aos seus pacientes / clientes.
.
4. Não permitir nem fomentar em momento algum qualquer tipo de envolvimento íntimo que possa levar ao desejo sexual durante a prática da massagem.
.
5. Respeitar-se e respeitar os outros.
.
6. Proporcionar aos pacientes / clientes todas as informações quando solicitadas, desde que relacionadas com a qualidade e procedimentos ao nível da massagem.
.
7. Ministrar os seus serviços só quando exista esperança que os resultados sejam benéficos para o paciente / cliente.
.
8. Respeitar e cooperar com outros profissionais da saúde, a fim de promover o bem estar do paciente / cliente.
.
9. Não interferir em serviços para os quais não esteja profissionalmente preparado, devendo encaminhar o paciente / cliente para outros profissionais de saúde.
.
10. Esforçar-se por incrementar a credibilidade da massagem no exercício da sua atividade na comunidade em que se insere.
.
11. Ser correcto e honesto na publicidade ou em outro tipo de divulgação dos seus serviços enquanto massagista.
.
12. Não discriminar os colegas ou outros profissionais que trabalhem na mesma área.
.
13. Organizar-se adequadamente a fim de manter o seu bem estar físico, mental, emocional e social, acreditando que é um bom profissional.
.
14. Participar em associações profissionais ou em outras organizações de natureza profissional, a fim de se manter actualizado em termos profissionais.
.
15. Manter-se atualizado em matéria de conhecimento técnico, quer a nível teórico quer prático.
.
16. Conhecer e cumprir as leis laborais e todas as outras relacionadas com a profissão de massagista.

.

Texto adaptado da Revista "Terapia Manual" do SIMAC

A massagem

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade. 
Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão.


Há contra indicações para a massagem?
Sim há contra indicações.
Não se deve fazer a massagem em áreas que apresentarem os seguintes sintomas:

Bolhas 
Feridas e escabiose (vulgarmente conhecida com sarna) 
Contusões 
Varizes 
Febre 
Articulações inflamadas 
Tumores e inchaços não diagnosticados 
Problemas cardiovasculares como trombose ou outros problemas circulatórios 
O shiatsu sobre o abdômen deve ser evitado durante a gravidez e mesmo nos estágios mais avançados da gravidez deve-se evitar pressões intensas nas pernas.