quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.”

Terapia Manual

A Terapia Manual, é uma parte da fisioterapia, constituída por um conjunto de métodos e atos com a finalidade terapêutica e/ou a finalidade preventiva que aplicamos manualmente sobre os tecidos musculares, ósseos, conjutivos e nervosos, obtendo de forma direta ou reflexa, reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas.
Atua sobre restrições de mobilidade de qualquer elemento conjuntivo de desordens mecânicas ou de bloqueios funcionais. A ação manual sobre os tecidos é realizada dentro dos limites da mobilidade fisiológica.
A utilização terapêutica das mãos , se dá de forma rigorosa, metódica, treinada e científica, através da anamnese minuciosa e detalhada, do estudo, exploração e valorização do paciente, e de provas complementares, enumerado todo ele de um conhecimento profundo de base fisioterápica, da anatomia fisiológica e do processo fisiopatológico.

Uma Breve História da Terapia Manual

A história da terapia manual vem desde a medicina antiga. Um dos primeiros usos das
mãos na medicina foi para o tratamento das luxações e fraturas. A massagem foi, igualmente, praticada desde os tempos primitivos e realizou-se, ao longo dos tempos, um tratamento para várias dores de tecidos moles.

 Aietaeus, um médico grego, teria usado massagem para dores de cabeça,vertigem e epilepsia, entre outras doenças.
Alguns manuscritos antigos  por Hipócrates, o pai de medicina moderna, descrevem técnicas manuais, muitas vezes utilizadas para tratar luxações e deformidades da coluna vertebral.